sábado, 14 de maio de 2011

Está estressado? Vai navegar e se der pesque um pouco !!

O título deste "post" resume o que tem norteado minha vida nos últimos anos.

Sempre fui muito ligado ao mar, desde de criança nas praias de Ubatuba. Morei por 10 anos em Recife à beira-mar e esta paixão só cresceu.

De volta a São Paulo, o mar virou minha terapia, expressada através do Surf. Nunca fui bom surfista, mas este não era meu objetivo. Pegar a prancha, entrar no mar, mesmo que seja para descer só uma onda, já basta para descarregar qualquer estresse.

Tenho até hoje gravado na minha memória a terça-feira do carnaval de 2006. Entrei no mar de Itamambuca com minha prancha nova e peguei só 4 ondas, mas ondas que nunca mais vou esquecer. Ainda tenho esta prancha, embora esteja um ano sem usá-la. Até quando conseguir, vou continuar surfando.

Um dia eu vi um senhor, que deveria ter um 65 anos, entrando com seu longboard junto com o neto na Praia de Itamambuca. Isto me provou que surfe não tem idade !!



Com o passar do tempo e da idade, comecei a buscar outras formas de interagir com esta paixão, o Mar.

Primeiro foi a pesca.

Estou longe de ser um PESCADOR, mas me interesso muito pelo assunto. Acho muito legal ter que observar, testar, cuidar da tralha de pesca e às vezes só pegar um peixinho. Na pesca estamos sempre aprendendo e adoro aprender.

Uma observação, eu pratico o Pesque e Solte sempre que possível, pois quero que meus filhos e netos também possam curtir uma boa pescaria.

A interação da pesca com o mar é algo fantástico. Mas pesca de praia ou de costão já não estavam me satisfazendo. Queria poder me aventurar além disto e comprei a minha primeira embarcação: um Caiaque Flying Fishing. Com ele explorei muitas costeiras, rios que desaguem no mar e me diverti bastante.



Mas a gente sempre quer mais, ir mais longe, pescar em locais afastados e algo que permitisse interagir com a família e os amigos. O caiaque é legal mas acabava sendo um pouco solitário. Daí nasceu a decisão de comprar uma lancha. Procurei uma lancha barata, segura para navegar no mar do litoral norte paulista, com perfil de pesca, mas que tivesse um pouco de conforto para passear com a família. Depois de muito pesquisar, conversar, ver e até testar, decidi pela Sunshine 19 do estaleiro Fibralux. Em Nov / 2009 estava navegando com a minha valente "Delphinus" pela primeira vez.






Este é o começo da minha história no mundo da Navegação e a Pesca.

Depois eu conto mais !

Mas este blog não se resumirá a contar minha história, na verdade a principal intenção é divulgar informações interessantes para quem tem o mesmo interesse que eu, Navegar e Pescar.

Abs,

Paulo Henrique

7 comentários:

  1. Paulo Henrique!!! OBA :-)

    Muito legal ver sua história contada aqui... por sinal, muito bem contada. Mandou bem no texto, nas fotos e no lay-out da coisa toda.

    Parabéns!!! Com certeza isso vai incentivar muita gente que, como a gente, tem uma forte atração pelo MAR mas ainda não deu o passo derradeiro de comprar o primeiro barco.

    Abraços ;)
    Fernando Previdi

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Paulo, adoro ler estas histórias já acompanho o Previdi e agora você também...

    Abraço :->

    Davidson Cabral

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo, parabéns pelo blog e especialmente pela maneira que escreve. Estarei sempre acompanhando. Grande abraço,
    P.S. Já recebeu o novo brinquedo??

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo, obrigado! Legal você estar por aqui. Peguei oficialmente o novo brinquedo hoje !! Ela ainda vai ficar em Caraguá um tempo e depois e vou trazer para Ubatuba. Aí temos que marcar uns passeio por aqui !

    Abs,

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Paulo
    Parabéns. Estou fazendo um brinquedinho (trowler) de 12 metros e fica pronto no final de outubro. Pretendo me aposentar definitivamente e pescar e passear com minha família por esse marzão.
    Abraços
    José Mauro

    ResponderExcluir
  6. OLA, vendo o Forum Nautico vi seu blog. aqui estamos , ond voce comentar ref. boiler , visite meu blog. grande abraço ao amigo, estou com programção para levar meu novo barco para dar uma navegada na baia de Angra, grede abraço
    erico www.ericoneves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sua história , parecida com a minha mas a minha lancha foi modificada só p pesca pois só navego em rios do interior de São Paulo e MS e cansei de só pescar gosto mesmo é de navegar

    ResponderExcluir